ASSINE
search button

Renzi fará visita surpresa ao Iraque amanhã

Premier italiano se reunirá com autoridades políticas do país

Compartilhar

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, fará uma visita surpresa nesta quarta-feira (20) ao Iraque, com passagens por Bagdá e Erbil, informou o Palácio Chigi. Ele voltará a Roma amanhã à noite. A visita de Renzi, segundo o jornal "Huffington Post", deverá incluir uma reunião bilateral com o presidente iraquiano, Fuad Masum, na capital do país, e um encontro com o premier designado para formar um novo governo, Haider al Abadi.    

Por fim, Renzi conversará com o ex-premier Nuri Al-Maliki. Em Erbil, o chefe de Governo italiano verá o presidente da região autônoma do Curdistão, Massoud Barzani. 

A viagem de Renzi ao Iraque acontece simultaneamente à apresentação que a chanceler italiana, Federica Mogherini, fará para a comissão de Relações Exteriores da Câmara e do Senado da Itália sobre a crise no Iraque. 

O Exército iraquiano lançou nesta terça-feira (19) uma ofensiva para tentar reconquistar Tikrit, cidade natal do ex-líder Saddam Hussein e que desde junho está sob domínio de jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Isis, na sigla em inglês).