ASSINE
search button

Neto de líder das Avós da Praça de Maio diz estar confuso e feliz

Compartilhar

Ignacio Hurban, o neto da presidente da associação Avós da Praça de Maio, Estella de Carlotto, disse hoje que ainda está "um pouco confuso" e que ter descoberto sua verdadeira identidade "é algo maravilhoso e mágico". Ignacio, cuja verdadeira identidade é Guido de Carlotto, ficou sabendo que era adotado há apenas dois meses.    

Ele disse estar recebendo apoio da família adotiva e que está acostumado a ser chamado pelo nome dado pelos pais adotivos. "E continuarei usando [este nome]. Mas existe uma família que me buscou por 36 anos como Guido". Ele ainda disse que foi "criado por um casal que me ama muito".    

"Até dois dias atrás [quando soube que era neto de Estella], tive uma vida extraordinariamente feliz e a isso se soma esta maravilha", disse em coletiva de imprensa na sede do grupo, em Buenos Aires.    

"O que mais me alegra é ver a felicidade dos demais e ver a satisfação de um trabalho cumprido", apontou, ao lado da avó.    

Estella disse que não falaria durante a coletiva, que seu trabalho era somente acompanhar Guido, o qual disse ser "neto de todos".    

A senhora, de 83 anos, é uma das principais militantes pelos direitos humanos na Argentina e lidera a organização criada no final dos anos 1970 que luta para identificar os cerca de 500 filhos de presos políticos que foram sequestrados e adotados ilegalmente. Até o momento, mais de 110 netos foram identificados.    

Ela anunciou nesta terça-feira que Ignacio se apresentou voluntariamente e se ofereceu para fazer um teste de DNA, após ter dúvidas sobre sua origem. O jovem, batizado com o nome de seu avô, Guido, nasceu em 26 de junho de 1978 em um hospital militar.