ASSINE
search button

Conflitos em Gaza já deixaram 1.895 mortos em menos de 1 mês

Entre as vítimas estão 1.831 palestinos e 67 israelenses

Compartilhar

Os conflitos entre o Exército de Israel e o grupo islâmico Hamas na Faixa de Gaza já deixaram 1.895 pessoas mortas desde o dia 8 de julho deste ano. Segundo os funcionários de saúde em Gaza, 1.831 palestinos, a maioria civis, foram mortos neste primeiro mês de confrontos. Além disso, cerca de 3.000 casas palestinas foram totalmente destruídas ou danificadas.

Do lado de Israel, o número de mortos chega a 64 soldados em combate e três civis, que morreram na fronteira por causa dos foguetes e morteiros palestinos. Segundo Israel, os interceptores 'Iron Dome', as sirenes de ataque aéreo e os abrigos públicos têm ajudado a deter baixas israelenses.

Nesta segunda-feira, Israel havia proposto uma trégua de sete horas. Porém,  logo após o cessar-fogo imposto de forma unilateral, os palestinos reclamaram ter sofrido um ataque, que pode ter feito uma menina como vítima fatal.

Negociações no Cairo 

Grupos palestinos, incluindo representantes do Hamas e do movimento islâmico jihadista, estão em um encontro formal no Cairo, Egito, nesta segunda-feira, para mediar um caminho para um possível acordo de cessar-fogo com Israel - com a mediação do Egito, apoiado pelos Estados Unidos e as Nações Unidas, além de Catar, Turquia e Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestiniana.

Israel não está participando das negociações depois de acusar o Hamas de não respeitar algumas tréguas anteriores. O Hamas exige uma flexibilização do bloqueio à Gaza imposta por Israel e Egito, que consideram os islâmicos palestinos uma ameaça à segurança.