ASSINE
search button

Após UE, Obama anuncia sanções dos EUA contra Rússia

Compartilhar

Após os países da União Europeia (UE) concordarem com a ampliação de sanções contra a Rússia nesta terça-feira, dia 29, os Estados Unidos anunciaram punições nos setores de energia, bélico e finanças. "Não se trata de uma nova Guerra Fria, esse é um assunto muito específico ... A Rússia precisa reconhecer que a Ucrânia tem que liderar seu próprio caminho", disse o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em coletiva de imprensa na Casa Branca. "Se continuar neste caminho, o custo à Rússia irá continuando a aumentar", acrescentou.    

Nações ocidentais acusam Moscou de contribuir com os rebeldes pró-russos na Ucrânia providenciando armas e financiamento. De acordo com Obama, as ações russas estão causando a morte de ucranianos diariamente e os ataques de separatistas são uma violação da soberania ucraniana. Moscou "está aumentando suas forças nas proximidades das fronteiras da Ucrânia, enviando continuamente artilharia e outras armas pesadas a separatistas", disse.    

As novas sanções norte-americanas e europeias "farão a fraca economia russa ficar ainda mais fraca", concluiu.    

Membros da União Europeia (UE) concordaram de forma unânime em endurecer sanções contra setores da economia russa por conta da crise na Ucrânia. As punições devem afetar os setores petrolífero, de Defesa e algumas linhas tecnológicas.