ASSINE
search button

EUA obtêm fotos pessoais espionando mensagens, diz 'NYT'

Compartilhar

Reportagem deste domingo (1) do New York Times traz documentos secretos que revelam que a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos intercepta milhões de fotos pessoais por dia, em comunicações eletrônicas, para utilizá-las em modernos programas de reconhecimento facial.

Os documentos obtidos pela reportagem mostram que a NSA está se dedicando a interceptar fotos de rostos, impressões digitais e outros tipos de identificação após passar anos focada em comunicações escritas e verbais para identificar terroristas suspeitos e alvos de inteligência.

De acordo com a reportagem do NYT, novos programas estão sendo usados para analisar imagens obtidas por meio da espionagem de e-mails, mensagens de texto, redes sociais, videoconferências e outras comunicações. Os documentos de 2011 vazados pelo ex-analista da agência Edward Snowden revelam que do total de fotografias coletadas diariamente, 55 mil têm qualidade suficiente para o uso em técnicas de reconhecimento facial.

De acordo com o NYT, o uso de tecnologias de reconhecimento facial por parte da NSA se intensificou sob a presidência de Barack Obama, especialmente após duas intenções de ataques contra norte-americanos: a tentativa de atentado em um voo com destino a Detroit no Natal de 2009 e o ataque frustrado com um carro-bomba poucos meses depois na Times Square, em Nova York.

Segundo o jornal, os programas de reconhecimento facial cometem ainda vários erros, especialmente quando as imagens não são de alta resolução e os rostos estão registrados em diferentes ângulos.