ASSINE
search button

'João Paulo II e João XXIII mudaram o mundo', diz Obama

Compartilhar

Destacando seu interesse em trabalhar em parceria com o papa Francisco, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que João Paulo II e João XXIII, os quais foram proclamados santos ontem (27), "mudaram o mundo". "Hoje, eu e Michelle [primeira-dama dos EUA] nos unimos a todos os católicos para celebrar a canonização dos papas João XXIII e João Paulo II. O trabalho e o testemunho deles mudaram não só a Igreja Católica, mas o mundo", exaltou o norte-americano, em um comunicado por ocasião das canonizações. 

Segundo Obama, João XXIII (cujo pontificado foi de 1958 a 1963) "articulou o papel da Igreja a favor das causas de paz e justiça mundiais". "Convocando o Concílio Vaticano II, ele revolucionou aspectos de culto, mas também a relação da Igreja Católica com as outras comunidades de fé", comentou. Por sua vez, João Paulo II (1978-2005) "contribuiu para inspirar o movimento de 'Solidarno??' na Polônia, o qual se difundiu e contribuiu para o fim do comunismo na Europa Oriental". "Ele também sempre discursou com ênfase contra o apartheid na África do Sul e o genocídio em Ruanda. Tinha uma relação especial com os jovens, aproximando muitos deles das obras e dos ensinamentos da Igreja", afirmou Obama. 

No mesmo comunicado, o presidente dos EUA destacou que o país "quer trabalhar junto com o papa Francisco e com os católicos do mundo para fazer a paz e a justiça progredirem em todos os povos". Obama se reuniu há um mês com o Papa no Vaticano, em um encontro em que o presidente presenteou Francisco com sementes de frutas da horta da Casa Branca e pediu para que o Pontífice rezasse por ele. O mandatário também chegou a comentar que o Papa era "um homem maravilhoso". "Francisco é um homem maravilhoso e tem um enorme senso de humor. A sua simplicidade e a sua fé no poder da espiritualidade sobre as coisas materiais se refletem em cada coisa que ele faz", disse Obama.     

De acordo com uma pesquisa do instituto Gallup, três em cada quatro cidadãos norte-americanos têm uma opinião favorável em relação ao papa Francisco.