ASSINE
search button

William, Kate e George chegam à Austrália

A família real deixou a Nova Zelândia após visita de nove dias

Compartilhar

O príncipe William, sua esposa Kate e o filho George chegaram nesta quarta-feira (16) em Sydney, na Austrália. Esta é a segunda etapa da viagem internacional que os levou primeiro à Nova Zelândia, onde ficaram por nove dias.    

A família real britânica chegou em avião da Air Force australiana e a Kate desembarcou com o príncipe George, de oito meses, no colo. Eles foram recebidos pelo primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, e pelo governador-geral, Sir Peter Cosgrove, que representa a rainha da Inglaterra, Elizabeth II na Austrália.    

O primeiro compromisso oficial dos duques de Cambridge será nesta noite, em um jantar de gala na Opera House de Sydney. William e Kate foram de barco até a Admiralty House, onde ficarão hospedados pelo governador Cosgrove e foram acolhidos por uma multidão de súditos.    

Nos próximos dias, o itinerário da família real prevê uma viagem às Montanhas Azuis para um encontro com os sobreviventes dos incêndios de 2013, depois uma visita na Feira agrícola de Páscoa em Sydney, uma visita a um hospital pediátrico e depois à praia de Manly para ver os salva-vidas voluntários em ação que tradicionalmente patrulham as praias australianas.    

No sábado (19), visitarão a base da aeronáutica em Brisbane e no domingo de Páscoa voltam para Sydney para uma missa na catedral anglicana de St Andrews e uma visita ao Zoológico de Taronga, no qual foi dedicado ao pequeno George o recinto do bilby, um pequeno marsupial australiano que é símbolo da Páscoa no país. Depois visitarão a capital australiana, Canberra, em seguida a montanha sagrada aborígene de Uluru no centro do país, depois a cidade de Adelaide e de volta para Canberra quando se encerra a viagem em 25 de abril, com as cerimônias em homenagem ao dia dos soldados mortos na guerra.    

Melbourne, segunda maior cidade do país, não foi incluída no itinerário real. Os australianos, assim como os neozelandeses, reservaram um acolhimento caloroso para o jovem casal real, as últimas pesquisas mostram, que o apoio a república caiu ao menor nível dos últimos 30 anos.    

Em um duro golpe para o movimento republicano, que deseja um chefe de estado australiano e elegível, na pesquisa publicada hoje pelo Sydney Morning Herald mais da metade dos australianos acreditam que uma passagem para a república não é necessária, 51% é contra e 42% é a favor desta forma de governo. Em 1999 os favoráveis eram 58%.    

O governo da Austrália é uma monarquia parlamentarista, na qual a chefe de Estado é a rainha Elizabeth II, do Reino Unido.