ASSINE
search button

Presidente do Irã diz que acordo nuclear será alcançado até julho

Compartilhar

O presidente iraniano, Hassan Rohani, afirmou acreditar que um acordo definitivo sobre a produção nuclear de Teerã possa ser fechado até 20 de julho, antes do prazo de seis meses dado pelas potências do grupo 5+1 para o país solucionar a questão. 

"Hoje todos acreditam que seja possível chegar a um acordo nesses seis meses", disse Rohani, citado pela agência de notícias Isna

"Naturalmente, estamos enfrentando duras questões, mas, graças a Deus, alguns progressos foram feitos e, se continuarmos assim, podemos chegar a um acordo em seis meses", declarou o mandatário em um evento com empreendedores na província de Sistan Baluchistan.    

Em novembro do ano passado, em Genebra, os iranianos e os membros do 5+1 (EUA, Rússia, Grã-Bretanha, China, França e Alemanha) concluíram um acordo transitório de seis meses, durante os quais Teerã prometeu congelar suas atividades nucleares em troca da suspensão de sanções econômicas internacionais. 

O acordo temporário entrou em vigor em 20 de janeiro e é supervisionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Agora, está sendo negociado um acordo definitivo.    

As potências internacionais são contrárias às atividades nucleares do Irã por acreditarem que têm fins militares.