ASSINE
search button

Israel congela transferência de impostos a palestinos

Compartilhar

Israel congelou a transferência de impostos aos palestinos, como parte de uma série de sanções contra a Autoridade Nacional Palestina (ANP), por ter pedido sua adesão a 15 entidades ou convenções internacionais da Organização das Nações Unidas.    

Além disso, o governo israelense suspendeu a participação no desenvolvimento de uma planta de gás nos arredores da Faixa de Gaza e estabeleceu um teto para os depósitos bancários palestinos em suas instituições financeiras.    

Na quarta-feira (9), o premier Benjamin Netanyahu já tinha decidido interromper cooperações com a ANP, para quem essa atitude pode comprometer as negociações de paz no futuro. As conversas entre os dois lados foram paralisadas depois de Israel negar a libertação de um grupo de prisioneiros palestinos e decidir construir 700 novas residências em um assentamento na Cisjordânia.    

Em resposta, a ANP solicitou sua adesão a 15 entidades e convenções da ONU. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, colocou o governo israelense como principal responsável pelo impasse.