ASSINE
search button

EUA anunciam sanções contra russos e ucranianos

Compartilhar

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (6) que restringirão os vistos de entrada no país a funcionários ucranianos e russos.

    A informação foi divulgada pela Casa Branca e amplia as sanções já aplicadas por Washington por conta da crise política na Ucrânia.

    "A medida é significativa porque é aplicável tanto aos cidadãos russos quanto aos ucranianos responsáveis ou cúmplices de ameaça à soberania e integridade do território da Ucrânia", informou a Casa Branca. O presidente dos EUA, Barack Obama, assinou a ordem executiva que "autoriza sanções contra indivíduos e entidades responsáveis por atividades que ameaçam o processo democrático e as instituições na Ucrânia". "Considerando como a situação se desenvolverá, os Estados Unidos estão prontos a considerarem novas medidas e sanções, se necessário", destacou o governo. Antes de adotar a medida, os Estados Unidos já tinham suspendido as discussões bilaterais com a Rússia e cancelado sua participação na reunião do G8, marcada para junho, em Sóchi.