ASSINE
search button

Ucrânia: preparativos para a cúpula do G8 na Rússia estão suspensos

Compartilhar

Os trabalhos de preparação da cúpula do G8 (Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos, Japão e Rússia) – prevista para ocorrer em 4 e 5 de junho, em Sochi, na Rússia – estão formalmente suspensos devido à situação na Ucrânia, anunciou hoje (3) a porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen. Essa decisão se deve à intervenção da Rússia na Ucrânia.

O presidente da Comissão Europeia anunciou, pela manhã em Berlim, que a questão da Ucrânia estará na agenda do próximo Conselho Europeu, nos dias 20 e 21, com vista a uma “resposta comum” dos chefes de Estado e de Governo dos 28 países.

“Temos tido muitos contatos com as autoridades ucranianas e também com as russas, porque acreditamos ser muito importante mostrar o nosso compromisso com a soberania da Ucrânia”, disse o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

A tensão entre a Ucrânia e a Rússia se agravou na última semana, após a queda do ex-presidente Viktor Ianukóvitch, por causa da Crimeia, península do Sul do país, localizada a frota da Rússia do Mar Negro, onde se fala russo.

A Câmara Alta do Parlamento russo aprovou no sábado, por unanimidade, um pedido do presidente Vladimir Putin para autorizar "o recurso às forças armadas russas no território da Ucrânia". A decisão surgiu um dia depois da denúncia da Ucrânia de que a Rússia fez uma "invasão armada" na Crimeia.