ASSINE
search button

Casa Branca confirma cancelamento da visita de Dilma e lamenta decisão

Segundo nota, nova visita será acertada de comum acordo entre os dois países

Compartilhar

Nota oficial divulgada pela Casa Branca, nesta terça-feira, confirma o cancelamento oficial da visita de Estado da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, no final de outubro, e lamenta a decisão da chefe de Estado brasileira.

Segundo a nota, Obama entende a preocupação do governo brasileiro com as denúncias de espionagem da inteligência americana e diz que quer trabalhar junto com o governo brasileiro para ultrapassar esta questão como uma fonte de tensão na relação dos dois países. 

"O presidente Obama espera receber a presidente Dilma Rousseff em Washington em uma data a ser acertada de comum acordo entre os dois países. Outros importantes mecanismos de cooperação, incluindo diálogos entre os presidentes sobre cooperação política, econômica, energética e de defesa serão mantidos", diz a nota. 

De acordo com a Casa Branca, o presidente Barack Obama já solicitou uma revisão da postura da inteligência do governo americano, “mas o processo ainda levará vários meses para ser completado”.

Mais cedo, o Planalto também divulgou nota oficial confirmando o adiamento da viagem de Dilma aos Estados Unidos.