ASSINE
search button

Francisco pode levar a outras mudanças ao Brasil

Clarin

Compartilhar

A presença do Papa no Brasil ratifica o momento importante em que o país se encontra, quando decisões relevantes devem ser tomadas e não podem ser adiadas. Se não forem tomadas medidas profundas de imediato, tanto na política quanto na economia, os riscos que surgirão ao longo dos próximos 10 anos poderá resultar numa depressão estrutural de longo prazo, questionando até mesmo as conquistas sociais da última década.

A economia brasileira cresceu 0,6% no primeiro trimestre deste ano e se manteve estável nos três meses seguintes, o que significa que a projeção para 2013 é de um crescimento de apenas 1,3%. Esta expansão mínima depende exclusivamente da indústria de alimentos, que cresceu 9,7% no primeiro trimestre e 2,4% no segundo.

O problema social do Brasil tem consequências sobre a economia do país, uma vez que as causas fundamentais de sua paralisação econômica é estrutural. A taxa de desemprego é de 5,4% uma das mais baixas da história do país, há pleno emprego nos grandes centros econômicos. Mas somente 10% da força de trabalho completou o ensino secundário e 40% dos trabalhadores não completaram o ensino fundamental.