ASSINE
search button

Rússia: Casal Putin se divorcia ao vivo na televisão russa 

Compartilhar

MOSCOU - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e sua esposa Liudmila, anunciaram hoje o divórcio, durante uma entrevista transmitida ao vivo pela televisão russa. 

"Foi uma decisão que tomamos juntos", declarou Putin durante uma entrevista na emissora Rossia-24.

"Nossa união acabou também porque não nos vemos praticamente nunca", acrescentou Liudmila, admitindo que houve o divórcio e que foi "civil", já que ela "não ama a propaganda nem as brigas". 

Os dois deixaram claro que serão sempre amigos e que continuarão amando os filhos e que "são muito orgulhosos deles". Liudmila agradeceu o ex-marido, alegando que ele sempre foi perto dela. 

Vladmir e Liudmila, respectivamente 60 e 55 anos, se casaram no dia 28 de julho de 1983 e têm duas filhas, Maria e Katerina, de 27 e 28 anos. A opinião pública russa e internacional sabe praticamente tudo do presidente, seja por seu cargo que por sua presença constante na mídia local. Ao contrario, de Liudmila, se sabe muito pouco. 

O casal apareceu muito raramente em ocasiões oficiais, sendo que a partir de 2008 Liudmila praticamente desapareceu da cena pública, em particular após a publicação da notícia, em seguida desmentida, de que Putin teria se casado com a campeã olímpica de ginástica rítmica, Alina Kabaieva, que na época tinha 25 anos. 

Daquele momento muitos boatos foram divulgados sobre o destino da mulher, incluindo a informação de que ela tinha sido reclusa em um monastério perto da cidade de Pskov, no norte da Rússia. A última aparição de Liudmila foi em março desse ano, quando a ex-primeira-dama participou em Moscou de uma cerimônia do prêmio literário Gorki.

 Antes dessa ocasião, ela tinha se apresentado publicamente somente em maio de 2012, no dia da tomada de posse do marido no palácio do Kremlin.