ASSINE
search button

Denúncia contra gato fedido vai parar na Corte Suprema de Justiça do Chile    

Compartilhar

Um caso peculiar foi parar na máxima instância da Justiça do Chile. Nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal concedeu um mandado de segurança contra a decisão da Vigilância Sanitária de Biobío, que ordenou a transferência de um gato porque, segundo denúncia, o animal exalava mau cheiro na vizinhança. O caso aconteceu na cidade portuária de Talcahuano.

O caso remonta a 2003, quando um funcionário da vigilância esteve na casa da dona do gato, Trinidad Martinez, após receber denúncias de vizinhos sobre o suposto mau cheiro. Inicialmente, ele deu prazo de 21 dias para que a dona do animal melhorasse a higiene no interior e no exterior da casa. No ano passado, Trinidad recebeu uma nova visita e o oficial deu prazo de 24 horas para que o gato fosse levado para outro lugar porque o fedor, supostamente, continuou incomodando os vizinhos.

A dona do gato apresentou os certificados de vacinação para provar que o animal estava clinicamente saudável. Trinidad entrou com um processo na Justiça contra a ordem para remover o gato de casa.

Na decisão desta terça-feira, a Suprema Corte afirma que a Vigilância Sanitária não tem competência para ordenar a transferência de animais de estimação. Para os juízes, a “ordem de despejo” contra o gato foi uma decisão “ilegal e arbitrária”.

Com informações do jornal chileno Nación.