ASSINE
search button

Corte Internacional aceita demanda de La Paz contra o Chile

Compartilhar

LA PAZ, 30 ABR (ANSA) - O chanceler da Bolívia, David Choquehuanca, informou hoje que a Corte Internacional de Justiça, localizada em Haia, aceitou a demanda de La Paz para que o Chile aceite negociar sobre uma solução ao pedido boliviano por uma saída ao mar.    

O ministro ainda agradeceu o trabalho da equipe de profissionais que preparou a demanda que, segundo ele, foi classificada como "impecável" pelas autoridades judiciais.    

O organismo, por sua vez, informou, por meio de nota, que o pedido, que foi entregue no último dia 24, foi "registrado e a demanda foi aceita" e que o Chile foi notificado "de maneira imediata, por via diplomática".   

A Bolívia perdeu sua saída para o mar durante a Guerra do Pacífico (1879-1883), na qual territórios peruanos também passaram a ser controlados pelos chilenos.    

O governo do Chile, no entanto, defende que as configurações territoriais foram definidas e aceitas pela Bolívia na assinatura do Tratado de Paz e Amizade, em 1904, firmado após o conflito entre as duas nações.