ASSINE
search button

Aprovação de casamento gay na França provoca confrontos

Compartilhar

A aprovação do casamento homossexual e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo pela Assembleia Nacional da França causou enfrentamos entre manifestantes contrários à medida e forças policiais.    

A desordem teve início ontem, quando manifestantes começaram a lançar objetos pontudos e pedras contra a polícia, que revidou soltando bombas de gás lacrimogêneo no grupo.    

Os protestos se concentraram no centro de Paris, mas conflitos também foram registrados em outras partes da capital francesa.    

Diante da polêmica em torno da votação, a Polícia francesa destacou um contingente de 700 homens para proteger o prédio da Assembleia Nacional na tarde de ontem. As autoridades temiam contestações violentas a favor e contra a aprovação da lei.    

Poucos minutos antes da votação, um grupo de manifestantes que assistia o debate foi expulso do local.    

Representantes do setor conservador anunciaram que vão enviar um recurso ao Conselho Constitucional antes da promulgação da lei pelo presidente François Hollande.    

Com a aprovação definitiva da lei, já votada pelo Senado francês no dia 12 de abril, a França se torna o 14º país do mundo a legalizar o casamento entre as pessoas do mesmo sexo.