ASSINE
search button

Presos dois suspeitos de planejar atentado no Canadá 

Alvo era trem que faz ligação entre o país e os EUA

Compartilhar

A rede estatal de televisão canadense divulgou na tarde desta segunda-feira (22) a prisão de dois suspeitos, em Toronto e Montreal, de fazer um atentado terrorista contra um trem de passageiros que liga o Canadá aos EUA. Com isso, o grupo teria sido desarticulado. Xristos Katsiroubas e Ali Medlej, de 22 e 24 anos, viviam na cidade de London, a cerca de 200 quilômetros de Toronto. Autoridades acreditam em apoio da Al-Quaeda.

Segundo a CBC, os serviços de segurança canadense e americano participaram da operação. Não existe nenhuma ligação entre o atentado da Maratona de Boston, deixou três mortos e mais de 200 feridos há uma semana. 

A emissora informou ainda que, aparentemente, as prisões não estariam relacionadas ao caso em janeiro deste ano de dois jovens canadenses que compunham um grupo de extremistas islâmicos, responsáveis pelos ataques ao campo de gás de In Amenas, na Argélia.

A radicalização de jovens canadenses tem sido destacada pelos serviços de segurança do país. Segundo afirmou em fevereiro a uma comissão parlamentar um antigo alto comandante dos serviços secretos canadenses ("CSIS"), organizações terroristas vêm recrutando jovens do país, uma vez que o passaporte do país permite que atravessem sem problemas fronteiras internacionais.