ASSINE
search button

Em encontro histórico, papa Francisco abraça e reza com papa emérito Bento XVI

Compartilhar

O papa Francisco fez neste sábado (23) uma visita histórica ao papa emérito Bento XVI, em Castelgandolfo. O sumo pontífice chegou a bordo de um helicóptero à localidade na periferia de Roma para o encontro inédito na história do catolicismo entre dois papas.

Os papas se abraçaram ao se encontrarem na residência apostólica, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro.

De acordo com o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, após se cumprimentarem, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, que recusou, lhe dizendo: "Somos irmãos". Usando roupas brancas, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco. Após a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos. Os dois almoçaram junto com os secretários Georg Gänswein, que é também prefeito regional da casa Pontifícia, e Alfred Xuareb.

Lombardi destacou ainda, que apesar de este ter sido o primeiro encontro pessoal,  Francisco já havia dedicado "seus pensamentos muitas vezes ao emérito papa". O porta-voz afirmou que o encontro foi "um momento de altíssima e profunda comunhão" e acrescentou que a reunião permitiu a Bento XVI "renovar seu ato de reverência e obediência a seu sucessor" e a esse de renovar a "sua gratidão e da Igreja pelo ministério realizado pelo papa Bento XVI durante seu Pontificado". 

Após o encontro, Bento XVI acompanhou seu sucessor até o heliporto, onde pegou o helicóptero para retornar ao Vaticano. O único contato do papa Francisco com os fiéis em Castelgandolfo foi uma saudação realizada do helicóptero. 

Desde que foi eleito papa, Francisco ainda não havia estado pessoalmente com Bento XVI. Os dois se falaram por telefone em pelo menos duas ocasiões recentemente: Francisco ligou para o papa Emérito após ser eleito e também no último dia 19, na festa de São José, já que o nome de batismo de Bento XVI é Joseph (José).

Francisco foi entronado como novo papa na última terça-feira, quando oficialmente se tornou o sucessor de Bento XVI,que deixou o Pontificado no último dia 28 de fevereiro, após oito anos como líder da Igreja Católica. Francisco é o primeiro papa latino-americano da história da Igreja. O papa Emérito surpreendeu a todos com sua renuncia, ato que não acontecia há sete séculos. A ingravescentem aetatem [em latim, a idade avançada] foi uma das razões que Bento XVI alegou para explicar sua renuncia. "Bem consciente da gravidade deste ato, com total liberdade, declaro de renunciar ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, a mim confiada por mão de Cardeais em 19 de abril de 2005", disse Bento XVI anunciando sua demissão, no último dia 11 de fevereiro.

Com agência Ansa