Jornal do Brasil

Quarta-feira, 16 de Abril de 2014

Internacional

Papa visitará santuário de Aparecida, revela Dilma após encontro

Jornal do Brasil

A presidente Dilma Rousseff se encontrou privadamente com o papa Francisco às 11h desta quarta-feira (hora local, 7h em Brasília), na biblioteca privada do palácio apostólico, no Vaticano. O encontro durou cerca de meia hora e o tema central foi a visita do sumo pontífice ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho deste ano.

Dilma afirmou que, durante sua viagem ao Brasil, o papa visitará o santuário de Aparecida, em São Paulo, onde está a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a presidente, eles também conversaram, num informal "portunhol", sobre a experiência brasileira no combate à pobreza. Francisco afirmou ainda que deverá ir a Brasilia após a JMJ, e recomendou a Dilma que lesse documento feito pelos bispos da America Latina em 1997.

Questionada por um jornalista sobre Francisco, Dilma afirmou: 'Vocês têm muita sorte, é um grande papa. Mas, como a gente sempre diz, o papa é argentino, mas Deus é brasileiro.'

Papa Francisco e Dilma num momento de descontração
Papa Francisco e Dilma num momento de descontração

>> Papa diz a Dilma que combate às drogas depende de empenho conjunto

>> Papa Francisco demonstra conhecer política de combate à pobreza no Brasil

>> Em encontro, papa lembra tragédia de Santa Maria

Missa inaugural

Na terça-feira (19), Dilma revelou ter se emocionado com a missa que marcou o começo do pontificado do papa Francisco, na Praça São Pedro. Ela contou que a missa, celebrada em latim, grego e italiano, a fez lembrar do passado.

“Foi [uma missa] muito bonita. Gostei muito do coro. Sou do tempo em que a missa era rezada em latim, então eu me lembrei [daquela época]”, disse.

A presidente, que conversou rapidamente com o papa na fila de cumprimentos após a missa de terça-feira, elogiou o seu empenho em priorizar o auxílio aos pobres, mas pediu também que compreenda as 'opções diferenciadas' no mundo. Ela ressaltou que o papa Francisco 'tem um papel importante a cumprir'.

Dilma fala com jornalistas aós encontro com o papa Francisco
Dilma fala com jornalistas aós encontro com o papa Francisco

Durante a homilia da missa de terça-feira, o papa apelou aos líderes políticos para que sejam responsáveis. Francisco usou a expressões 'por favor' ao pedir aos líderes mundiais que assumam o papel de 'guardiões', afastando os riscos de destruição e morte do mundo.

Francisco pediu ainda que todos mantenham a esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. Citou várias passagens bíblicas e mencionou repetidas vezes a palavra 'responsabilidade'.

Com Agência Brasil

Tags: Argentina, dilma, encontro, Francisco, missa, papa, vaticano

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.