ASSINE
search button

Chávez doente é observado por equipe de rivais, diz jornal

Compartilhar

A transferência de Hugo Chávez, o presidente da Venezuela, do CIMEQ, o melhor hospital de Havana, para uma enfermaria do hospital militar de Caracas, remodelado como um bunker para manter sua condição médica um segredo, foi uma surpresa para os venezuelanos. A sua longa estadia em Cuba tinha começado a levantar suspeita geral, e seu retorno trouxe alívio e alegria para os seus apoiadores, que cercaram o hospital cantando e dando graças à Virgem de La Pastora e divindades de Yoruba, diz artigo publicado no The New Yorker, assinado por Boris Muñoz. 

Estas emoções estão agora evaporando, como nenhuma nova imagem foi publicada para apoiar a ilusão de sua recuperação. Entre seus adversários, cada um tem uma teoria da conspiração sobre as razões para esconder o verdadeiro estado de saúde do presidente. Há rumores de todo tipo, incluindo aqueles inspirados no medo de algum golpe militar que tem assombrado a história da Venezuela, prossegue artigo. 

Agora mesmo, Nicolás Maduro e Henrique Capriles são candidatos virtuais, engajados em uma campanha nas sombras. E a permanência de Chávez no poder os impede igualmente. "Maduro precisa que Chávez renuncie ou morra para ele se tornar um líder digno de confiança. Até que isso aconteça, o tempo está do lado de Capriles", avalia Fausto Masó, jornalista e analista político venezuelano. 

"Se Chávez deixar o poder nos próximos dias e as eleições acontecerem, digamos, em um mês, Maduro vai contar com o seu selo de aprovação e vai acabar com a oposição e Capriles. Mas, se as eleições forem no final deste ano, o resultado pode ser exatamente o oposto. "Chávez, mesmo no leito de sua doença, é quem decide, finaliza o artigo.