ASSINE
search button

Cardeais se reúnem segunda-feira para preparar Conclave

Compartilhar

O Vaticano informou nesta sexta-feira que os cardeais se reunirão na próxima segunda (4) para preparar o Conclave que escolherá o sucessor de Bento XVI. A reunião começa às 9h30 (5h30 de Brasília).

Segundo a Santa Sé, o encontro da primeira congregação de cardeais acontecerá na Sala Nova do Sínodo, no complexo da Sala Paulo VI, local das audiências públicas do papa durante o inverno e os dias chuvosos.

A reunião foi confirmada pelo arcebispo de Nápoles (Itália), o cardeal Crescenzio Sepe. A partir desta primeira reunião de cardeais é possível anunciar a data de início do Conclave, segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi. A estimativa é que o rito comece no final da próxima semana. O prazo é dado para que todos os cardeais, que são eleitores, estejam presentes no Vaticano.

Em 25 de fevereiro, às vésperas de deixar o pontificado, Bento XVI autorizou a antecipação do Conclave, por intermédio do documento denominado motu próprio (por iniciativa própria). Tradicionalmente o Vaticano determina que o Conclave comece no período de 15 a 20 dias, depois do início da sé vacante – expressão que designa que o lugar do papa está vago. A finalidade é permitir que todos os cardeais estejam presentes na eleição do sucessor e guardem o luto – em geral o papa é escolhido quando há morte daquele que está no pontificado.

Do latim, a palavra Conclave significa 'com chave' e é a reunião na qual os cardeais, que votarão na eleição para o novo papa, ficam enclausurados até a definição do sucessor. O grupo de eleitores é mantido isolado, sem contato externo. Há toda uma supervisão e um esquema de segurança para que isso ocorra. Do total de 209 cardeais, 115 estão aptos a votar.

Os cardeais que votam são aqueles que têm menos de 80 anos, dos quais cinco são brasileiros. Podem faltar apenas aqueles que justificarem a ausência ao Vaticano. O voto é manual e individual. Os cardeais escrevem à mão, em um papel retangular, o nome do escolhido, sendo que são orientados a disfarçar a letra. O papel é dobrado duas vezes e depositado em uma urna que fica no altar.

Não há prazo definido para o período de conclusão do Conclave. A eleição do novo papa só ocorre se houver dois terços favoráveis do total de eleitores presentes. É possível realizar até 33 eleições. Caso não ocorra consenso, após esse número, é feita a eleição entre os dois mais votados.

Ontem, às 16h de Brasília, Bento XVI encerrou o seu pontificado. Joseph Ratzinger partiu do Vaticano pela última vez na condição de papa Bento XVI. Ele embarcou em um helicóptero pouco após as 17h (13h em Brasília) e chegou cerca de 20 minutos depois em Castel Gandolfo, onde viverá durante a realização do Conclave. Já na pequena cidade italiana, Bento XVI falou rapidamente para uma multidão aglomerada em frente a sua nova residência e despediu-se dos fiéis, encerrando seu ciclo à frente da Igreja Católica.

"Caros amigos, obrigado por sua amizade e afeto. Vocês sabem que esse é um dia diferente para mim. Eu ainda sou pontífice, mas depois das 20h não serei mais", disse Bento XVI da sacada da sua nova residência em sua última aparição pública como papa.

Em pronunciamento sucinto, ele definiu-se como "apenas um peregrino" e desejou boa noite à multidão de cerca de 10 mil pessoas que acompanhavam sua despedida do mais alto posto da Igreja Católica. "Obrigado a todos, e boa noite", encerrou o papa, e se retirou de cena.

Ele deixou oficialmente de ser o papa Bento XVI e passa a ser chamado 'Sua Santidade, Papa emérito', título por ele escolhido Espera-se que Ratzinger more por até dois meses em Castel Gandolfo, período durante o qual os cardeais deverão escolher seu sucessor.

Mais cedo, ainda no Vaticano, Bento XVI despediu-se pessoalmente de seus cardeais e declarou obediência e reverência a seu sucessor. "Continuarei próximo a vocês em orações, especialmente nos próximos dias... quando vão eleger o próximo papa a quem hoje eu declaro minha reverência e obediência incondicionais", disse.