ASSINE
search button

Novo presidente do parlamento cubano é eleito    

Esteban Lazo Hernández presidirá a Assembleia

Compartilhar

Foi eleito, neste domingo (24), Esteban Lazo Hernández como novo presidente da Assembleia Nacional da ilha (Parlamento unicameral), substituindo Ricardo Alarcón, que ocupou esse posto durante 20 anos. Esteban, até então, era um dos vice-presidentes do Conselho de Estado de Cuba.

Com 69 anos, Lazo Hernández um dos políticos influentes do Partido Comunista de Cuba (PCC, único), além de integrar a seleta cúpula política da organização e de seu Secretariado, onde se encarrega da área ideológica.

Sua designação aconteceu na sessão da Assembleia Nacional de Cuba, que ainda neste domingo deve ratificar Raúl Castro como presidente do país. Também foram reeleitas, Ana María Mari Machado, como vice-presidente do Parlamento e a Miriam Brito como secretária, mesmos cargos do mandato passado. 

Com isso, a Assembleia Nacional de Cuba confirma o substituto em sua Presidência e Esteban Lazo se torna o sexto presidente da história da instituição.

Esteban Lazo, nasceu em Jovellanos, em 26 de fevereiro de 1944. Oriundo de uma família camponesa e extremamente pobre, ele é um dos políticos negros que ocupou um dos cargos mais alto até hoje na direção de Cuba.

Yoani fala da eleição do presidente da Assembleia em seu twitter

A blogueira cubarna Yoani Sánchez, que ainda está no Brasil, no Rio de Janeiro, comentou a eleição do novo presidente da Assembleia Nacional da ilha em seu twitter: "Vale notar que o cargo de presidente da Assembleia Nacional é de utilidade, ou seja, não tem nenhum poder real em #Cuba".  

Ela ainda completou em outro post: "A Assembleia Nacional "parlamento" nunca vai ser o motor da mudança em Cuba".