ASSINE
search button

Blogueira cubana diz que Fidel gostava da repressão como show

Compartilhar

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira em São Paulo, a blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez comparou as diferenças entre os governos de Fidel Castro e o atual, de seu irmão Raúl.

"Fidel gostava da repressão como show midiático", disse Yoani, acrescentando que o antigo líder gostava que os dissidentes fossem julgados e condenados publicamente. 

Por sua vez, o regime de Raúl Castro trataria de realizar atos repressivos "sem deixar rastro", segundo ela. 

De acordo com a blogueira, o governo de Raúl tem o pecado original, não ter sido eleito e ter recebido o poder por laços sanguíneos. "Meu país é como um reino. No século XXI, me aparece algo surpreendentemente absurdo", disse. 

Ela reconheceu que Raúl está promovendo reformas para abrir o país, mas disse que elas não são suficientes. Yoani também disse acreditar que as reformas jamais teriam acontecido durante o regime de Fidel. "Ele gostava de controlar cada passo do nosso país". 

A dissidente também afirmou não acreditar que a ilha viva sob um regime comunista de fato. "Em Cuba vivemos um capitalismo de Estado, em que o patrão é o governo". 

Yoani elogiou as parcerias econômicas entre Brasil e Cuba, intensificadas nos governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff. Criticou o governo brasileiro, porém, ao comentar que faltou dureza e franqueza em relação aos direitos humanos. "Houve demasiado silêncio do Brasil. Recomendaria um posicionamento mais energético", sugeriu.