ASSINE
search button

Bento XVI não vai interferir na escolha do sucessor, diz seu irmão

Compartilhar

Depois de surpreender o mundo com a sua renúncia, Bento XVI não irá interferir na escolha para o próximo papa, segundo seu irmão, Georg Ratzinger. Ele afirmou que Bento XVI só se colocaria à disposição se fosse necessário.

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira que o papa Bento XVI vai renunciar ao posto de líder mundial da Igreja Católica no próximo dia 28 de fevereiro. Ele anunciou em latim a decisão pela primeira vez durante um consistório (reunião de cardeais) no Vaticano nesta segunda-feira.

Em comunicado, o papa disse que tomou a decisão por considerar que sua condição de saúde e idade avançada já não eram adequadas para continuar no cargo. Ele continuará realizando suas funções normalmente até o dia 28 de fevereiro.

Georg Ratzinger afirmou que o médico do sumo pontífice aconselhou que o papa não faça mais viagens transatlânticas e já considerava renunciar ao Pontificado há alguns meses. Quando ele completou 85 anos, ele “sentiu que estava gradualmente perdendo suas habilidades que tinha e que são necessárias para cumprir seu pontificado de forma devida”, acrescentou.

O irmão de Bento XVI disse ainda à BBC que “onde ele (papa) for necessário, ele se colocará à disposição, mas ele não vai querer interferir na questão de seu sucessor”.