ASSINE
search button

Romney: "essa eleição acabou, mas princípios permanecem"

Compartilhar

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Mitt Romney, discursou a partidários em Boston, sua sede de campanha em Massachusetts, agradecendo o esforço da campanha e congratulando o presidente democrata, Barack Obama, pela reeleição à Casa Branca. "Eu concorri à presidência pois me preocupo com os Estados Unidos", declarou. "Essa eleição acabou, mas nossos princípios permanecem".

"Eu liguei há pouco para o presidente (Barack) Obama para congratulá-lo por sua vitória. É um tempo de desafios para os Estados Unidos e desejo que o presidente guie nossa nação", disse Romney, cerca de 90 minutos das primeiras projeções que indicavam a reeleição de Obama depois da consolidação dos resultados nos Estados-chave da Flórida e de Ohio.

Falando a uma plateia ainda animada e ao som de "Mitt, Mitt, Mitt", o agora ex-candidato à Casa Branca agradeceu os esforços de campanha de sua equipe e à doação de sua família ao longo dos últimos meses de campanha. "Eu quero agradecer (o vice) Paul Ryan pela campanha e pelo nosso país. Paul é a melhor opção que eu já fiz, depois da minha mulher", afirmou.

"Eu também quero agradecer Ann (Romney, sua esposta), o amor da minha vida. Ela seria uma maravilhosa primeira-dama. Agradeço aos meus filhos, suas mulheres e filhos", reconheceu, lembrando a mobilização que sua candidatura à presidência gerou no círculo familiar.

Após um final de campanha extremamente equilibrado, o dia de eleição seguiu em plena incerteza até pouco depois das 2h desta quarta-feira, quando o andamento dos votos em Ohio e Flórida, dois Estados-chave para o desfecho do pleito, indicaram vitória de Obama. Daí seguiram-se novas pequenas vitórias do democrata em outros Estados importantes, como Iowa, que, junto à consolidação de Ohio e Flórida, selaram a derrota de Romney.