ASSINE
search button

Estados americanos atingidos pelo Sandy trabalham para garantir eleição

Compartilhar

Os danos generalizados causados pela tempestade Sandy na costa leste dos Estados Unidos a menos de uma semana para as eleições deixam os estados atingidos com a missão de lutar e correr contra o relógio para que os eleitores não sejam prejudicados e possam registrar seus votos até o dia 6 de novembro.

Sandy causou inúmeros prejuízos estruturais e deixou milhões de habitantes sem luz, o que levanta a possibilidade de atrapalhar os preparativos para o dia da eleição, na qual concorrem o atual presidente, o democrata Barack Obama, e o republicano Mitt Romney.

Alguns postos de bombeiros, escolas, centros comunitários e outros locais que servem de postos de votação terão que ser recuperados, de acordo com informações da rede CNN. Outros pontos provavelmente terão de ser realocados. Além disso, a falta de eletricidade pode prejudicar o funcionamento de urnas eletrônicas, usadas em 40% dos condados do país, segundo o Voting Technology Project.

É improvável que os eleitores ganhem um novo prazo para registrar seu voto - lembrando que todos os estados americanos aceitam o voto antecipado, o que permite aos eleitores enviar suas cédulas pelo correio ou depositá-las nas urnas antes de 6 de novembro. Apenas o Congresso tem o poder de mudar o dia da eleição, segundo uma lei de 1845.

Caso o órgão mude a data do pleito, o que nunca aconteceu na história, de acordo com a CNN, todos os estados precisariam ser incluídos. Apesar dos temores, oficiais na maioria dos estados atingidos pela tempestade acreditam que não haverá grandes transtornos na próxima terça-feira.

Cory Booker, prefeito de Newark, maior cidade de Nova Jersey, disse à CNN que está confiante que os moradores do estado conseguirão votar na semana que vem. No entanto, ele afirmou que o foco agora é primeiro nas emergências. Booker afirmou ter certeza que com, a proximidade do dia da eleição, serão encontrados caminhos para garantir o bom andamento do pleito.

Em Nova York, a comissão eleitoral publicou em seu site um aviso alertando os eleitores de que postos de votação talvez mudem de local. Porta-vozes dos governos da Pennsylvania e de Ohio não anteciparam problemas para a próxima terça. Ron Ruman, representante da Pennsylvania, avaliou que "não mais que um ou dois postos de votação precisarão ser mudados". David Scanlan, secretário estadual em New Hampshire, afirmou que a eletricidade deve ser restaurada até o final de semana.