ASSINE
search button

Primeiras ondas do tsunami causado por terremoto chegam ao Havaí

Compartilhar

As primeiras ondas do tsunami provocado pelo terremoto registrado no Canadá chegou ao Havaí, anunciou um responsável pelo Centro de Alertas de Tsunamis dos Estados Unidos. "Tsunami está chegando neste momento", disse Gerard Fryer, geofísico do centro.

Imagens da ilha de Oahu mostraram ondas relativamente pequenas. No entanto, Fryer pediu aos moradores que não se deixem enganar pela aparência. "Tipicamente, a primeira onda não é a maior", afirmou o geofísico, que disse também que as próximas ondas podem ser muito grandes e inundar as áreas mais baixas.

O tsunami é causado por um terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter, ocorrido no litoral ocidental do Canadá e que ativou o alerta de evacuação no arquipélago americano. Os serviços de emergência se desdobraram no arquipélago à espera de que, por volta das 6h30 (horário de Brasília), chegassem ao litoral as primeiras ondas, que podem chegar aos 2 m de altura.

As sirenes começaram a alertar os moradores em áreas litorâneas por volta das 21h (5h de Brasília), ao mesmo tempo em que se pedia à população que abandonasse o litoral e se deslocasse para regiões mais altas.

O alerta de evacuação causou intensos engarrafamentos e problemas de colapsos nas linhas de telefonia celular, apesar de os membros dos serviços de emergência terem assinalado que os efeitos do maremoto não serão da gravidade dos provocados pelo terremoto de 11 de março de 2011 no Japão. As autoridades pediram aos moradores que buscassem refúgio em lugares altos ou designados para acolher pessoas perante a chegada das ondas, como escolas e centro comunitários.

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um aviso de menor intensidade para as costa dos Estados da Califórnia, Oregon, Colúmbia Britânica (Canadá) e Alasca, já que a energia projetada pelo tremor foi dirigida para as ilhas do Havaí.