ASSINE
search button

Nações Unidas saúdam 20 anos de paz em Moçambique

Compartilhar

O secretário-geral da ONU enviou "felicitações calorosas" ao Governo e ao povo de Moçambique pelos 20 anos de paz, celebrados neste 4 de outubro. Em mensagem, Ban Ki-moon reitera o compromisso das Nações Unidas em continuar a trabalhar pela nação africana de língua portuguesa.

O Acordo Geral de Paz, assinado em Roma, marcou o fim de 16 anos de conflito entre o governo e os antigos rebeldes do movimento Resistência Nacional Moçambicana, Renamo.

 Falando à Rádio ONU, em Maputo, a representante das Nações Unidas em Moçambique, Jennifer Topping, realçou os desafios do período pós-conflito.

"Moçambique tem maturidade em termos de paz. Então, o nosso foco é trabalhar a nível local, social e juntamente com o governo, e continuar o espírito de diálogo sobre as necessidades sociais para as populações locais."

Missão da ONU

Na nota, o secretário-geral lembrou o papel desempenhado, no começo dos anos 90, pela Operação das Nações Unidas em Moçambique, Onumoz. Segundo Ban, a missão deu apoio à implementação do Acordo e  ajudou a estabelecer "as bases para uma paz duradoura."

Ban Ki-moon elogiou o país pela consolidação da democracia e realçou os esforços para atingir a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a autonomia das mulheres.