ASSINE
search button

Forças de paz da ONU vão receber treinamento sobre práticas ambientais

Compartilhar

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, lançou um treinamento de apoio a 16 missões de paz. O projeto foi inaugurado na sexta-feira para coincidir com as comemorações do Dia Internacional da Paz, que tem com tema este ano a sustentabilidade.

Milhares de boinas azuis, como são conhecidos os soldados das forças de paz da ONU, devem fazer o curso na internet. Segundo o Pnuma, o treinamento segue o resultado de um relatório lançado no começo do ano.

O estudo analisou como as operações, em vários países, afetam e são afetadas pelos recursos naturais e o meio ambiente. O documento mostrou ainda que seria possível melhorar as medidas sustentáveis em todas as missões de paz da ONU.

Segundo o diretor do Pnuma, Achim Steiner, as mudanças podem "reduzir conflitos, contribuir para melhorar a eficiência dos recursos" e combater o efeito estufa.

O programa espera que a iniciativa estabeleça a ONU como um modelo de práticas sustentáveis.

A Missão Integrada no Timor-Leste, Unmit, é citada por ter feito uma mudança simples de ajuste da temperatura ambiente do ar. O resultado foi uma queda de 15% no consumo de energia e uma economia de US$ 95 milhões, equivalentes a R$ 190 milhões.

O treinamento do Pnuma busca ainda estimular investimentos em novas tecnologias e práticas que reduzam a poluição causada pelas operações de paz.