ASSINE
search button

Nascimento do deus Krishna é celebrado por milhares de hindus 

Cidade de Mathura, onde deus teria nascido,centraliza orações e peregrinações 

Compartilhar

Figura central do hinduísmo, Krishna aparece em amplo espectro de tradições filosóficas e teológicas hindus. Oitava avatar de Vishnu - deus responsável pela movimentação do universo -, a divindade é retratada de várias formas, como um deus do panteão hindu, como uma encarnação de Vishnu ou ainda como a forma original e suprema de Deus. 

Apesar das controvérsias em relação à sua biografia, existem facetas históricas aceitas por todas as tradições. Entre elas, o nascimento milagroso, a infância e juventude pastoris. Krishna teria vivido como príncipe, amante, guerreiro e mestre espiritual. As principais Escrituras que o reproduzem são o Mahabharata, o Harivamsa, o Bhagavata Purana e o Vishnu Purana.

O culto a Krishna foi exercido até o início do século IV a.C. Na Idade Média, a adoração ao deus o alçava a svayam bhagavan, ou o Ser Supremo, pelo movimento de bhakti. A partir do século X, Krishna destaca-se como assunto favorito das artes cênicas. Passam então a ser desenvolvidas tradições regionais de devoção, como Jagannatha em Orissa, Vithoba em Maharashtra e Shrinathji no Rajastão.

A adoração a Krisnha se disseminou pelo Ocidente a partir dos anos 60, sobretudo pelo trabalho missionário de Bhaktivedanta Swami e sua Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna.No Rio de Janeiro, a divindade deu nome a uma rede fashion de lojas e se tornou familar no país especialmente através dos Beatles, grupo musical inglês que desenvolveu sua espiritualidade na Índia.