ASSINE
search button

México: Calderón vota e cita incidentes de alguma gravidade durante eleição 

Compartilhar

O presidente mexicano, Felipe Calderón, afirmou neste domingo que as eleições estão acontecendo "normalmente" na maior parte do país, embora, acrescentou, tenha havido alguns incidentes "de alguma gravidade", sem dar detalhes.

O líder fez as declarações ao votar em duas seções eleitorais da capital, na primeira para os cargos federais e, na segunda, em pleitos locais. Calderón, que assumiu a presidência em dezembro de 2006 e a entregará em 1º de dezembro deste ano para quem for eleito hoje, destacou que o processo eleitoral é "respeitável e confiável".

"Houve alguns incidentes, alguns deles de certa gravidade", afirmou o presidente, sem dar detalhes, embora tenha dito que "as autoridades estão cientes".

O governante acrescentou que desde esta manhã se reuniu com autoridades da segurança do país para analisar o dia eleitoral e avaliar a instalação das mesas de votação. "Em termos gerais, na maior parte do país (as votações) se desenrolam com normalidade. Esperamos que o povo do México siga se manifestando pacificamente para escolher nossos governantes", declarou. "O México poder votar em liberdade é um privilégio".

Também fez uma convocação para que as irregularidades que forem observadas sejam denunciadas, e divulgou um telefone para isso.