ASSINE
search button

Unasul acompanha decisão do Mercosul e também suspende o Paraguai 

Compartilhar

Como já havia feito o Mercosul, a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) afastou o Paraguai do bloco até a realização de eleições presidenciais, em reunião de emergência realizada na noite desta sexta-feira (29), na Argentina. Com isso, consolida-se a condenação dos vizinhos à destituição sumária do ex-presidente Fernando Lugo.

A decisão da Unasul foi anunciada pelo ministro das Relações Exteriores da Argentina, Hector Timerman. Segundo ele, as discussões realizadas na cidade de Mendoza terminaram com os países concordando com a suspensão do Paraguai enquanto a "ordem democrática" não for restaurada.

Mais cedo, a presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou nesta sexta-feira que o Mercosul decidiu suspender temporariamente o Paraguai do bloco até a realização de novas eleições no país. Na mesma reunião, Brasil e Uruguai concordaram com a inclusão da Venezuela como participante da organização, que deve ser consumada em 31 de julho.

A entrada do país de Hugo Chávez encontrava resistência no Paraguai, único membro do Mercosul que ainda não havia aprovado a ampliação do bloco. Com a suspensão, os demais líderes sul-americanos viram a oportunidade de consumar a adição.