ASSINE
search button

Federico Franco toma posse como novo presidente do Paraguai

Compartilhar

Federico Franco, que era vice de Fernando Lugo, tomou posse, na noite desta sexta-feira (25), como novo presidente do Paraguai, pouco depois da confirmação do impeachment de seu antecessor. A cerimônia foi realizada no Senado, onde recebeu, das mãos do presidente do Parlamento, Oviedo Matos, a faixa e o bastão presidencial.

Muito aplaudido, Franco começou seu discurso conclamando as diversas correntes políticas do país a se unirem para o bem da nação:

"O Paraguai vive momentos difíceis. E, neste momento e nessas circunstâncias, eu assumo a presidência da República. Seguir adiante só será possível com o apoio de todos vocês. Não tenho ódios ou ressentimentos, venho como paraguaio, disposto a fazer com que todos os partidos sigam juntos". conclamou.

Franco respondeu às críticas da comunidade internacional, afiirmando que "a transmissão de poder se dá dentro da constitucionalidade e das leis, e não põe em risco os princípios democráticos e do país". O novo presidente disse ter conversado com os chanceleres da Unasul que observaram o processo e garantido que cumprirá os acordos internacionais. Ele também garantiu que honrará as dívidas assumidas pelo governo.

O novo mandatário do país fez questão de deixar claro que pretende exercer apenas os dez meses restantes do governo:

"Para que não haja nenhuma dúvida, pretende seguir adiante com a melhor das intenções, dar aos meus filhos a satisfação de que possam andar pelas ruas e, no dia 15 de agosto de 2013, entregar a faixa ao presidente eleito do país", garantiu.

Aclamado pelos senadores, ele ainda se comprometeu a respeitar os direitos humanos e o Estado de Direito.