ASSINE
search button

Argentina: jornal 'La Nación' não circula pela 1ª vez em 142 anos  

Compartilhar

Pela primeira vez em 142 anos, o jornal argentino La Nación não circulou nesta terça-feira. Trabalhadores do parque gráfico afirmam que fazem uma paralisação em resposta à suspensão de 30 funcionários. O jornal publicou uma nota em seu site dizendo que os leitores podem baixar a edição do dia gratuitamente e afirmando que a versão impressa não pode circular em consequência de uma medida tomada pelos trabalhadores do parque gráfico.

Walter Ibañes, funcionário do La Nación e representante dos trabalhadores gráficos, disse à agência de notícias Télam que o setor de recursos humanos do jornal notificou-o que moverá uma ação penal, acusando-o de sabotagem e de causar prejuízos à empresa.

De acordo com Darío Sosa, outro trabalhador, a empresa é que não os deixa entrar, nem está disposta a negociar a queda nos salários. Ainda de acordo com ele, no último sábado, o La Nación contratou funcionários temporários para imprimir o jornal que danificaram as máquinas, acusação que agora recai sobre eles.