ASSINE
search button

Jornais internacionais publicam artigos apoiando veto de Dilma 

Decisão sobre Código Florestal será divulgada ainda nesta sexta-feira (25).

Compartilhar

A imprensa internacional deu destaque ao possível veto da Presidente Dilma Roussef em relação ao Código Florestal, que deverá ser anunciado ainda nesta sexta-feira (25). O britânico The Guardian publicou artigo de Fernando Meirelles, destacando a importância de que o novo código florestal seja bloqueado. 

"O veto de Roussef seria um ato de liderança, um gesto desesperadamente necessário para vencer a luta contra as alterações climáticas", acredita.

Meirelles ainda lembrou que este ano o Brasil sediará a Rio +20, a mais importante cúpula ambiental global em 20 anos. E para isso, precisa de credibilidade.

"Mais de 79% dos brasileiros rejeitam a nova lei. Todos os ex-ministros do meio ambiente, independentemente da sua inclinação política, uniram forças para expressar sua forte oposição a esta questão e, recentemente, até mesmo alguns dos maiores empresários do Brasil, se manifestaram contra o código florestal. Mais de 2 milhões de pessoas assinaram uma campanha mundial para que Roussef use seu poder de veto", analisa.

No principal blog ambiental do New York Times, o Dot Earth, também dedicou publicação em relação ao assunto. O jornalista Andrew Revkin destacou o jogo político que envolve o veto ou a aprovação do novo Código Florestal.

As duas publicações destacaram os avanços na questões relativas ao meio-ambiente conquistados com o governo Lula e a ex-ministra Marina Silva. Os artigos do New York Times e o The Guardian apoiam o veto da presidente Dilma e lembram de sua promessa, durante a campanha, de "se opor a qualquer anistia para os destruidores da floresta".