ASSINE
search button

FHC receberá prêmio da Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos

Compartilhar

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso receberá, do diretor da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, James H. Billington, o prêmio John W. Kluge de 2012 pela realização de estudos da humanidade. O líder tucano será laureado por sua contribuição nos estudos sobre a política e economia da América Latina, estudando as estruturas sociais do governo, das relações da economia e de raças no Brasil. Como reconhecimento, FHC receberá um prêmio de US$ 1 milhão.

A Biblioteca irá entregar o Prêmio Kluge para Fernando Henrique em 10 de julho no prédio Thomas Jefferson, em Washington, Estados Unidos. O sociólogo é o primeiro a receber o prêmio por trabalho dos campos da sociologia, ciência política e economia.

FHC é o 8º reconhecido pelo Prêmio Kluge, que homenageia e celebra o trabalho de mais alta qualidade e de maior impacto nas áreas que estão à frente do entendimento da experiência humana. O ex-presidente escreveu e é co-autor de mais de 23 livros e 116 artigos acadêmicos, com versões produzidas que abrange, cada vez mais, um público maior.

“O presidente Fernando Henrique Cardoso tem sido um moderno modelo que combina estudo profundo com respeito pela evidência empírica. Sua aspiração fundamental é procurar a verdade sobre a sociedade, pois pode ser melhor determinada, enquanto se mantém aberta a revisitar conclusões como novas evidências a partir de uma análise mais incisiva ou de novas realidades políticas e econômicas. A Biblioteca tem o prazer de, por meio da generosidade do falecido John W. Kluge, ser capaz de reconhecer suas realizações, honrando-o com este prêmio”, disse Billington. 

O Prêmio Kluge é concedido pela realização de vida nos campos humanísticos e das ciências sociais que não estão inclusos no Prêmio Nobel, mais notadamente história, filosofia, política, psicologia, antropologia, sociologia, estudos religiosos, linguística e crítica das artes e humanidade. O estudo da humanidade é parte fundamental da academia, mas é não é um estudo praticado apenas em instituições acadêmicas. O estudo da humanidade é parte fundamental da academia, mas é não é um estudo praticado apenas em instituições acadêmicas. O destinatário de prêmio pode contribuir nos campos como mídia, artes cênicas ou literárias, além de intuições de serviço público.  Visão e entendimento únicos também são desenvolvidos nessas áreas.  Os vencedores devem ganhar distinção incomum em uma determinada área, e o corpo de seu trabalho deve demonstrar crescimento em maturidade e alcanço durante um longo período de tempo e, deve ainda, afetar expectativas e visão em outras áreas de estudo e esferas da vida. O trabalho do premiado deve exemplificar valores e jeitos de pensar que tenha significado para os estudantes em uma variedade de campos, para aqueles envolvidos em assuntos públicos e para o leigo médio.

O prêmio é administrado pelo Centro Kluge na Livraria do Congresso. O centro foi criado em 2000 para promover um relacionamento mutuamente enriquecedor entre o mundo das idéias e o mundo da ação, entre estudiosos e líderes políticos. O centro atrai para Washington ilustres figuras do mundo dos estudos – ambos muito sênior e muito júnior – e facilita o acesso à notável coleção de conhecimento da Biblioteca e envolve-os em conversação com o Congresso dos EUA e outras figuras públicas. Palestras e outros eventos acadêmicos contribuem para uma comunidade vibrante e enriquece a vida intelectual de Washington.  

Os prêmio Kluge já foi entregue a  Leszek Kolakowski (2003); Jaroslav Pelikan e Paul Ricoeur (2004); John Hope Franklin e Yu Ying-shih (2006); Peter Lamont Brown e Romila Thapar (2008).