ASSINE
search button

Comissão investiga exploração de mineração em terras indígenas no Canadá

Compartilhar

Integrantes da comissão especial sobre mineração em terras indígenas viajam neste sábado (12) ao Canadá para conhecer a política de extração de minério em territórios indígenas naquele país.

O presidente da comissão, deputado Padre Ton (PT-RO), afirma que a visita servirá para a coleta de subsídios ao relatório da comissão. “Nosso objetivo é colher subsídios em uma realidade análoga, que possam contribuir para a elaboração do relatório da comissão, na perspectiva de uma legislação moderna e condizente com a realidade brasileira.”

A comissão foi criada para dar parecer sobre o Projeto de Lei 1610/96, que regulamenta a exploração de minérios em terras indígenas no Brasil.

Roteiro

O roteiro da viagem inclui visitas à comunidade aborígene Missanabie Cree First Nation, na cidade de Sault Ste Marie (Ontário), na segunda-feira (14); e a uma mina da Vale em Sudbury (também na região de Ontário), na quarta-feira (16).

Na sexta-feira (18), está prevista visita ao Departamento de Recursos Naturais e ao Departamento de Assuntos Aborígenes, ambos com sede em Ottawa (capital canadense). A viagem de retorno terá início no dia 19.

A comitiva de deputados é formada por Padre Ton; pelo relator do PL 1610/96, Edio Lopes (PMDB-RR); e por Moreira Mendes (PSD-RO).