ASSINE
search button

Na França, Partido Socialista pede apoio de eleitores a François Hollande

Líder do Partido Socialista, Martine Aubry, disse que o 1º turno mostra 'vontade por mudanças'

Compartilhar

A primeira secretária do Partido Socialista (PS) da França, Martine Aubry, se pronunciou em relação aos resultados do primeiro turno das eleições presidenciais do país, nas quais o candidato do partido, François Hollande, liderou as votações. Discursando em púlpito com o slogan ‘É agora’, ela afirmou que o desempenho do PS nas urnas demonstra a ‘profunda vontade’ dos franceses por mudanças no atual sistema político e econômico.  

Aubry expressou sua satisfação com a ‘bela mobilização’ dos cidadãos franceses, apesar da crise econômica que atinge o país. Ainda, a primeira secretária destacou que desempenho de Sarkozy no primeiro turno foi o pior de um presidente ao disputar a reeleição na história da 5ª República, instaurada em 1958 na França.

“Pela primeira vez, um candidato teve melhor resultado do que um presidente [que busca reeleição] em um pleito.”, declarou. “Gostaria de enviar a mais calorosa felicitação a Hollande por seu bom resultado.”

Segundo Aubry, a eleição de Hollande traz um ‘caminho de esperança’ aos cidadãos. Para ela, a lição deste peito é que os franceses querem o retorno da moral. Ela aproveitou para pedir apoio aos eleitores de Marine Le Pen, do partido de extrema-direita Frente Nacional (FN), Jean-Luc Mélenchon, do Partido de Esqueda, e de François Bayrou, do Movimento Democrata, na votação do segundo turno, no dia 6 de maio.

 “Quero, em nome do Partido Socialista, pedir a todos que votaram pela mundaça que unam suas forças em François Hollande.”, disse. “Para muitos franceses que, durante cinco anos, esperaram o retorno ao caminho da esperança, temos um encontro no dia 6 de maio.”

Apuração: Luciano Pádua