ASSINE
search button

Na França, pesquisas apontam que Hollande vence Sarkozy no 2º turno

Compartilhar

O candidato socialista François Hollande, que liderou o primeiro turno da eleição presidencial da França, derrotará no segundo turno, cujas votações acontecem dia 6 de maio, o atual presidente francês Nicolas Sarlozy com pelo menos 54% dos votos, de acordo com pesquisas divulgadas neste domingo (22) pelos institutos Ipsos e Ifop.

Os levantamentos confirmam as previsões das sondagens realizadas antes do primeiro turno, cuja votação foi realizada neste domingo. Segundo a pesquisa do Ifop, 48% dos eleitores de Marine Le Pen, candidata de extrema-direita que aponta para o terceiro lugar no primeiro turno, votaraão em Nicolas Sarkozy no próximo pleito, 31% optarão por Hollande e 21% vão se abster ou votar em branco.  

Daqueles que votaram no candidato da esquerda radical, Jean-Luc Mélenchon, 83% no votarão no candidato socialista. Os eleitores do centrista François Bayrou se dividiriam em três partes: 38% para Nicolas Sarkozy, 32% para François Hollande, 30% se absterão ou votarão em branco.

Virada de página

Em discurso neste domingo após vencer o atual presidente e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, no primeiro turno, Hollande disse que é o candidato "de todas as forças que querem virar uma página e abrir outra".

O opositor de Sarkozy agradeceu aos votos que o levaram à liderança no primeiro turno. "Dominar as finanças, reencontrar o crescimento e o emprego, promover os valores da República, preparar o futuro: eis o que eu propus aos franceses durante esses meses. Eles me responderam nesta noite me permitindo ser o melhor colocado para ser o próximo presidente", disse Hollande.

Com Portal Terra