ASSINE
search button

Chávez anuncia retorno à Venezuela após convalescer em Cuba 

Compartilhar

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta sexta-feira em sua conta no Twitter que empreendeu seu retorno a Caracas depois de convalescer três semanas em Havana, onde retirou um segundo tumor cancerígeno da mesma região onde retirou o primeiro em 2011.

"Boa tarde, mundo bom! Agora mesmo estamos decolando do Aeroporto Internacional José Martí rumo ao sul, rumo à pátria! Graças a Deus!", escreveu o presidente em sua conta na rede social.

Em outro tweet, o governante declarou: "o presidente cubano Raúl (Castro) veio se despedir no aeroporto e também mandou um cumprimento ''martiano'' e bolivariano! Viva Cuba! Viva a Venezuela!", e também explicou ter almoçado com seu amigo e aliado Fidel Castro.

Chávez foi operado em 26 de fevereiro em Havana de um tumor cancerígeno na mesma região onde em junho de 2011 se extirpou o primeiro, cuja natureza e localização nunca foi revelada.

Após a última operação, o presidente explicou que se submeteria em breve a radioterapia, sem descartar outros tratamentos complementares.

A estadia de Chávez em Cuba, onde também foi tratado no ano passado, prolongou-se por três semanas, durante as quais apareceu em público em poucas ocasiões, especialmente em vídeos pré-gravados divulgados pela televisão oficial venezuelana.

A todo momento o chefe de Estado assegurou estar se recuperando, confiante em seu restabelecimento pleno.

Chávez, no poder desde 1999, aspira a ser reeleito para um terceiro mandato nas eleições presidenciais de 7 de outubro contra o candidato da oposição, o governador Henrique Capriles Radonski.