ASSINE
search button

Corpo de Bin Laden foi enviado para os EUA, afirma Wikileaks

Compartilhar

O Wikileaks afirmou para o jornal espanhol Público que o corpo do ex-líder da Al-Qaeda Osama bin Laden não foi lançado ao mar como disseram as autoridades americanas, mas sim levado para os Estados Unidos em um avião da CIA.

O jornal teve acesso a e-mails da Stratfor Global Intelligence, empresa privada de segurança conhecida, que revelam que o sepultamento de Bin Laden em alto-mar nunca aconteceu. O terrorista foi assassinado por um comando especial de forças americanas em 2011 em Abbottabad, no Paquistão.

Em um e-mail, que tinha como título "OBL" - que seriam as iniciais de Bin Laden -  um dos diretores da empresa relata: "fui informado que trouxemos o corpo. Graças a Deus". 

Na mensagem seguinte, o mesmo diretor, identificado com Fred Burton escreve o seguinte: "(alpha) O corpo esta a caminho de Dover, Delaware, em um avião da CIA". De acordo com o jornal Público, a palavra-chave (alpha) significa que a informação é "limitada a uma reduzida cúpula de máxima responsabilidade na corporação". De acordo com a publicação, em Dover há uma base da Força Aérea dos Estados Unidos.

"Depois seguirá até o Instituto de Patologia das Forças Armadas em Bethesda", perto de Washington, acrescenta Burton, ex-agente especial do Serviço Secreto Diplomático do Departamento de Estado dos EUA.

Os emails de Burton prosseguem: "Se o corpo foi jogado no mar, coisa que duvido, seria um toque muito ao Adolf Eichmann. A Tribo fez o mesmo com as cinzas desse nazista. Nós quereríamos ter a fotografia, o DNA, as impressões digitais, etc... Seu corpo é como a cena de um crime e não concebo que o FBI e o Departamento de Justiça permitissem semelhante coisa".

Na ocasião da morte de Bin Laden, o governo dos Estados Unidos informou que seu corpo teria sido levado de Abbottabad ao porta-aviões Carl Vinson, no mar de Arábia, onde seguindo os costumes islâmicos foi lavado e jogado ao mar.