ASSINE
search button

Incêndio força evacuação de área turística no Chile

Compartilhar

O presidente do Chile, Sebastian Piñera pediu ajuda internacional para combater um incêndio fora de controle no Parque Nacional Torres del Paine. Segundo ele, mais de 8,5 mil hectares já teriam sido queimados na região ao sul do país. Já o diretor do Escritório Nacional de Emergência, Vicente Nuñez, afirma que a área atingida supera os 11 mil hectares. Ele afirma que as condições climáticas adversas dificultam o combate às chamas, mas mostra-se otimista para os próximos dias.

"A previsão é de que os ventos diminuirão, o que permitirá um combate mais eficaz ao fogo", declarou. 

O parque, um dos principais pontos turísticos da chamada Patagônia chilena, teve de ser evacuado e fechado. Ao menos 700 visitantes tiveram de ser retirados e a imprensa chilena já trata o local como "um verdadeiro paraíso ameaçado pelo fogo".

Piñera justificou a dificuldade de conter o fogo: "O solo nesta área é extremamente áspero, o que complica enormemente o acesso", declarou. O presidente fez um pedido direto para que Estados Unidos, Argentina e Austrália ofereçam ajuda. Não há qualquer previsão de quando o Parque poderá ser reaberto ao público.

O fogo teve início na tarde de terça-feira no setor do lago Grey, no norte das Torres del Paine, um imponente grupo de montanhas visitadas todos os anos por milhares de turistas. O Parque Nacional Torres del Paine tem uma superfície de 230 mil hectares.