ASSINE
search button

Kirchner é a quinta presidente com câncer na América Latina 

Compartilhar

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que sofre de câncer de tireóide e será operada no início de 2012, é a quinta líder da América Latina a ter a doença nos últimos anos. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, será operada de um câncer de tireoide no próximo dia 4 de janeiro, informou nesta terça-feira o porta-voz Alfredo Scoccimarro.

O porta-voz do governo, Alfredo Scoccimarro, informou que exames pré-cirurgicos que indicaram a ausência de compromisso dos ganglios linfáticos e a ausência de metástase. O presidente da Sociedade Argentina de Cancerologia, Marcelo Blanco Villalba, por sua vez, disse que a lesão é facilmente tratável. "É um tumor que apresenta uma alta resposta terapêutica em estádios adiantados".

A presidente manterá sua agenda normal nesta quarta-feira, e receberá pela manhã, na Casa Rosada, os governadores das províncias. Mais tarde, no Salão Branco, presidirá a cerimônia de entrega de insígnias aos oficiais superiores do Exército, Marinha e Força Aérea, revelou o porta-voz.

Confira a relação dos líderes regionais afetados pelo câncer.

Cristina Kirchner: A presidente Argentina, 58 anos, tem câncer na tireóide e será operada no dia 4 de janeiro. "Foi detectado um carcinoma papilar no lóbulo direito da glândula tiroide (...) sem comprometer os ganglios linfáticos e com ausência de metastase", segundo comunicado. Kirchner iniciou seu segundo mandato de quatro anos no dia 10 de dezembro passado.

Luiz Inácio Lula da Silva: O ex-presidente brasileiro (2003-2010), 66 anos, combate um tumor na laringe e o tratamento com quimioterapia tem evoluído muito favoravelmente.

Dilma Rousseff: A presidente brasileira, 63 anos, enfrentou a partir de 2009 um câncer no sistema linfático, e foi declarada completamente curada em setembro do mesmo ano, mas realiza exames a cada seis meses.

Fernando Lugo: O presidente paraguaio, 60 anos, foi diagnosticado em agosto de 2010 com um linfoma de Hodgkins (não agressivo). O câncer no sistema linfático exigiu seis sessões de quimioterapia, em São Paulo e Assunção, mas em dezembro de 2010 foi finalmente extinto.

Hugo Chávez: O presidente venezuelano, 57 anos, teve um câncer diagnosticado em junho passado. O líder "bolivariano" não permite que se revele a origem do tumor, que segundo fontes médicas foi retirado da próstata no dia 20 de junho, em Havana. Chávez foi submetido a quatro sessões de quimioterapia, sendo três em Havana e uma em Caracas, e após ficar ausente da vida pública, voltou à atividade, participando, inclusive, da Cúpula do Mercosul em Montevidéu, na semana passada.

José Alencar: O ex-vice-presidente brasileiro morreu em janeiro passado, aos 79 anos, após uma longa luta contra o câncer, iniciada em 1997. Alencar foi submetido a 17 cirurgias para retirar tumores nos rins, estômago, intestino e próstata.