ASSINE
search button

"O futuro do planeta está em jogo", diz secretário-geral da ONU

Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou nesta terça-feira que o futuro do planeta está em jogo, ao se dirigir aos negociadores da conferência das Nações Unidas contra as mudanças climáticas em Durban (África do Sul).

"Sem exagerar, podemos dizer: o futuro do nosso planeta está em jogo", disse o secretário-geral da ONU ao inaugurar o segmento de alto nível das negociações climáticas, que devem terminar na sexta-feira.

Ban Ki-moon fez uma menção espacial à gravidade do momento e declarou: "O mundo e sua população não podem aceitar um 'não' como resposta em Durban", dirigindo-se aos negociadores de 194 países que buscam soluções ao aquecimento do planeta.

Ban Ki-moon pediu progresso no financiamento dos fundos destinados a ajudar os países em desenvolvimento a enfrentar os impactos das mudanças climáticas.

E também um compromisso das nações ricas com o Protocolo de Kioto, que as obriga a cortar suas emissões de gases de efeito estufa, nocivos ao clima.

A renovação dos compromissos de Kioto, cuja vigência termina em 2012, é o ponto central da negociação que divide os países.

O chefe da ONU convocou os negociadores a "considerar um segundo período de compromissos sob o protocolo de Kioto".