ASSINE
search button

Pesquisa de boca de urna: direita espanhola obtém maioria absoluta 

Compartilhar

MADRI - O Partido Popular (PP, direita) venceu por maioria absoluta as eleições legislativas deste domingo na Espanha, conquistando entre 181 e 185 cadeiras do Parlamento, segundo pesquisa de boca de urna divulgada após o fechamento das seções eleitorais.

De acordo com a pesquisa da TNS Demoscopia para a rede pública Televisão Espanhola (RTVE), após as eleições, o PP, chefiado por Mariano Rajoy, de 56 anos, passaria a ter de 154 a 181-185 deputados do Congresso (Câmara) dos Deputados, composto de 350 cadeiras.

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do primeiro-ministro José Luis Rodríguez Zapatero, sofreria um forte revés, passando de 169 para 115-119 deputados, aproximando-se de seu pior resultado: 118 cadeiras nas eleições de 1977.

Segundo a mesma consulta, o partido comunista-verde Esquerda Unida (IU) conseguiria incrementar sua representação, aumentando os 2 deputados que tem atualmente para 9-11, beneficiando-se do voto de castigo aos socialistas, aos quais a crise forçou a aplicar duras medidas de austeridade.

Outro resultado de destaque destas eleições foi o da coalizão separatisa basca Amaiur, que inclui o partido Bildu, nascido do antigo Batasuna - braço político do ETA, lançado na ilegalidade em 2003 -, que entraria no Congresso dos Deputados com 6 a 7 representantes.

O partido separatista parece ter se beneficiado do anúncio, em outubro, do grupo armado ETA de por um fim à violência.