ASSINE
search button

Blogueira egípcia divulga fotos nuas e causa revolta no país muçulmano

Compartilhar

Uma blogueira e ativista egípcia causou polêmica no país ao postar fotos de si própria nua na internet. O que era para ser um protesto da estudante Aliaa Magda Elmahdy, de 20 anos, acabou se tornando um escândalo nacional. Mesmo os membros do Movimento da Juventude 6 de Abril, grupo revolucionário que ajudou a derrubar o ex-ditador Honsi Mubarak, repudiou a atitude da blogueira. 

O tiro saiu pela culatra e a ala liberal da política egípcia já responsabiliza a divulgação das fotos de Aliaa Elmahdy pelo fortalecimento da ala conservadora e religiosa do país justamente quando as eleições se aproximam. 

Majoritariamente muçulmano, o Egito adota rigorosas normas de vestimenta. As mulheres raramente mostram seus rostos e os homens dificilmente são vistos usando roupas que não lhes cubram os joelhos. E boa parte da sociedade vê esses elementos culturais como "bons costumes", o que colocou Aliaa Emlahdy no meio de um tiroteio político entre fundamentalistas e liberais. Agora, os religiosos tentam associar a imagem da blogueiro aos movimentos liberais. 

"Muitos movimentos no Egito, principalmente os movimentos islâmicos, estão tentando se beneficiar da situação", disse Emad Gad, um candidato parlamentar do esquerdista Partido Social Democrático Egípcio. "Eles dizem: 'Nós temos que proteger a nossa sociedade de coisas como essa e, se os liberais ganharem, então essa mulher se tornará um modelo para todas as mulheres egípcias".

Rapidamente, os partidos liberais negaram que a blogueira fizesse parte do movimento. Um porta-voz do Movimento da Juventude 6 de Abril chegou a declarar que "o movimento não tem membros que se envolvem em tal comportamento". 

Anteriormente, Aliaa Elmahdy já tinha se envolvido indiretamente em um escândalo semelhante. Seu namorado ficou quatro anos preso durante o governo de Mubarak por escritos vistos como blasfêmias contra o Islã.