ASSINE
search button

'Ocupe Wall Street' faz 2 meses; mais de 100 são presos na 'comemoração'

Compartilhar

Cerca de mil manifestantes do movimento Ocupe Wall Street celebraram, nesta quinta-feira, o segundo mês de vida de seu movimento com uma passeata próximo à Bolsa de Nova York, onde foram registradas mais de 100 detenções após incidentes com funcionários do centro financeiro e da polícia. 

O protesto faz parte de uma ‘Jornada de Ação Global’ anunciada no site occupywallst.org, com manifestações previstas em outras cidades dos Estados Unidos, assim como em Bélgica, Alemanha, Itália, Nigéria, Polônia e Espanha. 

Em Nova York, a passeata foi iniciada no Parque Zuccotti, onde foram montadas inicialmente as barracas do movimento no sul de Manhattan e de onde os manifestantes foram desalojados pela polícia na madrugada de terça-feira. 

Os ativistas não conseguiram chegar à sede da bolsa nova-iorquina, situada a cerca de 300 metros do Parque Zuccotti, já que barreiras metálicas da polícia bloqueavam as ruas adjacentes. 

Amontoados contra as barreiras policiais, manifestantes chegaram a brigar com homens vestidos de terno que tentavam de abrir passagem para chegar ao trabalho no distrito financeiro. 

"Wall Street está fechada!’, bradavam os ativistas de braços dados, bloqueando o acesso à bolsa para protestar contra a cobiça e a corrupção. 

Embora Wall Street tenha aberto em seu horário habitual de 09h30 locais (12h30 de Brasília), os manifestantes conseguiram tumultuar durante 45 minutos o acesso ao local. A polícia interveio abrindo passagem para escoltar os corretores da bolsa e outros funcionários. 

"Mais de cem pessoas foram presas’, disse uma porta-voz da polícia, após os incidentes. 

Durante a manhã, o grupo clamava vitória e pelo menos um policial nova-iorquino parecia dar razão aos manifestantes. 

"Bloquearam tudo. Isto é o que acontece por terem tirado eles do parque: mexeram em um vespeiro’, disse este policial que não quis revelar sua identidade. 

Os protestos anteriores do Ocupe Wall Street foram tensos, mas em sua maioria pacíficos, com a polícia utilizando uma extensa rede de barreiras metálicas para encurralar os manifestantes e impedi-los de chegar à sede de Wall Street. 

Nesta ocasião, a polícia montada também foi mobilizada nas imediações da bolsa. 

A jornada para celebrar o segundo mês de existência do Ocupe Wall Street inclui mobilizações em vários pontos de Nova York, entre eles a tradicional Ponte do Brooklyn e estações do metrô. 

"Queremos fazer com que nossa voz seja ouvida e compartilhar nossa frustração’, disse Mark Bray, um porta-voz do movimento, assegurando que os manifestantes deveriam ser ‘milhares’ à tarde, quando receberam o reforço dos sindicatos. 

Antes do início da passeata, os ativistas se cumprimentavam e se davam ‘feliz aniversário’ uns aos outros. 

Depois do desmantelamento do acampamento na noite de segunda para terça-feira, o Parque Zuccotti foi cercado com barreiras de metal e vigiado por um grande contingente de policiais e agentes de segurança do proprietário do local, a Brookfield Properties. 

Apesar de o acesso ao parque ter sido reaberto ao público, suas regras, que proíbem deitar e entrar com barracas de camping e sacos de dormir, agora são estritamente aplicadas.