ASSINE
search button

Oposição síria pede proteção e regime bombardeia Homs

Compartilhar

O Conselho Nacional Sírio (CNS), que representa a maioria da oposição a Bashar al-Assad, pediu o envio de observadores árabes e internacionais para fornecer proteção aos civis da cidade de Homs (centro), bombardeada e cercada pelas forças do regime.

O CNS pediu à ONU, à Organização da Conferência Islâmica e às organizações internacionais árabes que "atuem para conter o massacre que o regime está cometendo em Homs, dando proteção internacional aos civis".

Em um comunicado, o CNS solicita "o envio imediato de observadores árabes e internacionais a Homs para que impeçam o regime de continuar cometendo massacres bárbaros".

O Conselho pede a intervenção imediata da Liga Árabe para que o regime sírio interrompa a "selvageria" e autorize a entrada de alimentos e material médico.

No domingo, a repressão provocou mais 19 mortes, no primeiro dia da festa muçulmana do sacrifício, e a Liga Árabe afirmou que a Síria não está aplicando o plano de saída da crise no país.

O plano da Liga Árabe prevê o fim da violência, a libertação das pessoas detidas durante a repressão, a retirada do Exército das ruas e a livre circulação dos observadores e meios de comunicação internacionais, antes do início de um diálogo entre o regime e a oposição.

Desde quarta-feira da semana passada, quando a Síria aceitou o plano, as forças de segurança mataram mais de 70 pessoas.