ASSINE
search button

Vladimir Putin promete política externa russa 'equilibrada'

Compartilhar

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, candidato à eleição presidencial de março de 2012, a qual provavelmente vencerá, prometeu nesta segunda-feira em uma entrevista pela TV que aplicará uma política externa "equilibrada".

Questionado sobre o apelido de "falcão" com frequência aplicado a ele, Putin respondeu laconicamente que se trata de um "pássaro bom" e completou que a Rússia "continuará aplicando uma política externa equilibrada como no passado".

"Isso significa que desejamos ter relações de boa vizinhança, relações amistosas com todos os nossos parceiros", completou nessa entrevista divulgada pelas três principais redes de televisão russas.

Vladimir Putin anunciou no congresso de seu partido, o Rússia Unida, em 24 de setembro, sua intenção de voltar a ser presidente após as eleições de março de 2012, um pleito que quase tem garantida a falta de uma verdadeira oposição, esmagada durante seus dois mandatos no Kremlin (2000-2008).

Analistas afirmaram que o reinício das relações entre Estados Unidos e Rússia pode ser questionado com o regresso de Putin à presidência russa.